CRIANDO LAÇOS ATRAVÉS DA LEITURA


Projeto: CRIANDO LAÇOS ATRAVÉS DA LEITURA


Este projeto foi criado a fim de valorizar o papel da creche e da família no incentivo à leitura, contribuindo desde cedo, para a formação de uma postura de leitor.

 Objetivos específicos:
  • Oportunizar momentos lúdicos e aconchegantes de contação de histórias, que explorem diferentes tipos de textos/livros e materiais, promovendo a construção de valores como a amizade, o companheirismo, o carinho, o amor e a união na nossa Creche e no âmbito familiar.
  • Estreitar os laços entre a Creche e as Famílias.
  • Incentivar a participação das famílias nos momentos de leitura/contação de histórias construídos por eles em suas famílias e lares, realizando e valorizando o registro por escrito e através de desenhos, sobre como foram esses momentos.
  • Incentivar professores e funcionários a buscar a leitura por prazer, favorecendo a troca de experiências literárias.

Atividades a serem desenvolvidas:
Num primeiro momento, será feita uma mobilização entre os funcionários, sobre a importância das histórias para a formação de leitores, desde pequenos. Em seguida, será feita uma reunião com pais e responsáveis para sensibilização sobre o projeto, explicação das etapas do mesmo, e levantamento de voluntários para contar histórias para as crianças na creche.
Feito esse levantamento, faremos outra reunião com os voluntários para escolha das histórias, seleção dos materiais (livros, fantoches, objetos) a serem utilizados na contação e organização do cronograma.
O desenvolvimento do projeto será realizado seguindo seguintes vertentes:
  • Contação de histórias na creche realizada por funcionários e responsáveis.
  • Piquenique da leitura (abertura das atividades) – Piquenique ao ar livre, com contação de histórias, leitura e manuseio de livros.
  • Empréstimo de livros infantis
  • Círculo de leitura – cada professor ou funcionário trará um ou mais livros para indicar a leitura. Estes livros circularão entre os professores e funcionários formando um rede de empréstimo de livros.
  • Varal de Indicação Literária - Cada turma escolherá semanalmente dentre todas as histórias contadas na semana, o livro que eles mais gostaram e confeccionarão um cartaz coletivo, utilizando técnicas artísticas e diferentes materiais, indicando esta leitura para a outra turma. Os cartazes com a indicação ficarão expostos na sala e na área interna da creche.
  • Empréstimo de Kit de Contação de Histórias - livros infantis e algum objeto, fantoche ou adereço, relacionado ao tema da história - para que os pais possam criar um momento prazeroso de contação de histórias.
Recursos: Livros e materiais pedagógicos do acervo da creche e caderno para registro do momento de contação de histórias em casa. Livros do acervo pessoal dos funcionários e professores.

Parceiros envolvidos: Responsáveis, professores e funcionários da creche.












3 comentários:

  1. ADorei o projeto, vai me servir de inspiração pro projeto desse ano, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a visita ao nosso blog lhe deu inspiração!

    ResponderExcluir
  3. Extremamente apaixona por cada projeto dessa creche!!!
    Como mae, fico realizada, feliz e tranquila!!!

    ResponderExcluir