PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO




A C.M. ESTRELINHA DOURADA possui um PPP construído em 2004, no ano seguinte em que houve a entrada da SME ( SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ) nos espaços destinados às creches que até então eram gerenciados pela SMDS ( SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ), este PPP foi construído coletivamente contando com a perspectiva dos envolvidos no processo desta época: 1 Diretor, 1 Professor Articulador, Recreadoras terceirizadas, Serviços Gerais e Cozinha também terceirizados e responsáveis.

Em 2007 ele foi revisado pela Equipe interna, principalmente na parte relativa aos conteúdos, foi novamente discutido com as recreadoras.

E, em 2011 os objetivos curriculares para Educação Infantil, inclusive especificando um trabalho mais específico para o Maternal I e Maternal II substituíram os conteúdos, porém nesta época, desde 2008, iniciou-se um processo de saída das recreadoras terceirizadas e a chegada de Agentes Auxiliares de Creche concursadas e, em 2010, houve a chegada de Professores de Educação Infantil também concursados e, assim a composição estrutural e inicial da creche foi totalmente modificada.

De 2008, para 2010 e, desta época para a atualidade 2016, muitos ajustes e acomodações precisaram ser feitas para que os elementos agora envolvidos no processo se acomodassem e se integrassem de maneira a conseguirem se reestruturar enquanto Equipes de trabalho, muitas disputas foram travadas e, só ao longo do tempo foi possível restabelecer a parceria desejada para um atendimento de qualidade.

E, neste ano, em 2016, iniciamos um processo de discussão e construção do nosso PPP ( Projeto Político Pedagógico ).

IMAGENS DO PPP QUE TEMOS:








 Estamos em processo inicial de construção de nosso PPP ( Projeto Político-Pedagógico ) a Equipe da Direção desde 2015 iniciou a pesquisa sobre este assunto e, neste ano intensificou estas pesquisas para iniciar este trabalho, pretendo postar aqui a nossa experiência nestas etapas de construção coletiva a fim de ajudar outras unidades escolares a saírem de suas zonas de conforto e abrir o espaço escolar para a discussão ampla. As palavras de ordem são: Ousar e Discutir.

Iniciamos neste ano, já na RR ( Reunião de Responsáveis ) a apresentação de um vídeo falando sobre PPP, em 20/02/2016, a fim de dar o ponta pé inicial neste propósito.




Escolhemos este vídeo pela linguagem clara e objetiva, pois usamos com os responsáveis primeiramente e, posteriormente, em 27/04/2016, utilizamos com toda Equipe Escolar de uma maneira mais profunda já apresentando para a Equipe o material que temos, explicitando as etapas que iremos produzir e qual será a dinâmica utilizada para o processo de construção de nosso PPP.

Ter noção de que a Escola está inserida em uma sociedade e estamos aqui pensar sobre que sociedade queremos, o que vale a pena preservar e o que dá para mudar, e principalmente para melhorar dentro e fora da escola...


...enfim iniciamos, aguardem nossos próximos passos.



DIAGNÓSTICO – MATERIAL UTILIZADO: INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

COM PROFESSORES, DIREÇÃO E AGENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL – DIA 06/07/2016

COM FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA E DA COZINHA – DIA 29/08/2016

COM RESPONSÁVEIS – DIAS 03/09 e 22/10 DIAS DE RR AOS SÁBADOS

VERDE – ACONTECE SEMPRE
AMARELO – ACONTECE ÀS VEZES
VERMELHO – NÃO ACONTECE


1-    EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

O PPP ( Projeto Político Pedagógico ) está em processo de construção – AMARELO.
Os processos de planejamento, acompanhamento e avaliação foram considerados bons por este grupo. VERDE
E que os registros da prática educativa também têm sido feitos com frequência e eficácia. VERDE
Existe o CEC ( Conselho Escola Comunidade ), já foi instituído a alguns anos, mas sempre contamos com a rotatividade dos responsáveis, pois saem da creche a cada 2 anos, e , ainda não conseguimos estabelecer uma efetiva participação como prevê o próprio estatuto da entidade.
Estamos em processo de construção a cada ano que passa é bastante difícil encontrar responsáveis comprometidos a ponto de utilizarem sua representatividade e, precisamos descobrir e estabelecer passos para que o CEC se faça presente e atuante, este é mais um dos nossos desafios. AMARELO.

A proposta pedagógica combate à discriminação, mas nem sempre a execução acontece da maneira como deveria. AMARELO
Falta a organização após o uso do ambiente, principalmente a brinquedoteca. Brinquedos quebrados sempre permanecem lá. ( PEIs, AEIs E ASGs). AMARELO/VERMELHO.
Os funcionários não percebem o apoio e nem a supervisão do desempenho da instituição pela SME. VERMELHO. 
A Proposta Pedagógica acontece e é conhecida por toda Comunidade Escolar. VERDE. E o registro da prática educativa é feito com excelência através dos portifólios, blog e face da creche atualizados, bem como toda documentação do aluno. VERDE.

Segundo os responsáveis, a creche tem uma proposta pedagógica consolidada, em nosso trabalho acontece o planejamento, o acompanhamento e a avaliação e sempre ocorre o registro de nossas práticas educativas. VERDE
      Este ano, estamos funcionando com o quantitativo de pessoal restrito  e   metade dos              funcionários prestam serviços ao T.R.E. ( Tribunal Regional Eleitoral ), a estes, são concedidos dias de folga em dobro diante de cada dia trabalhado, e isto causa um impacto direto na vida dos responsáveis. AMARELO


     Como já descrito acima terminamos este processo em Outubro de 2016, nos meses de Novembro e Dezembro, finalizamos com cartazes a discussão de todas as dimensões apresentadas pelo documento.




2017

     Chegamos em 2017, e iniciamos o ano trabalhando com funcionários, professores e responsáveis a "ÁRVORE DOS COMPROMISSOS" diante do diagnóstico feito por todos detectamos alguns problemas que são mais recorrentes e, em cima deles, destacamos alguns compromissos.

 
  No dia 11 de fevereiro já começamos com os responsáveis nossa árvore, onde cada um leu em voz alta um compromisso relacionado aos responsáveis, e falou um pouco sobre esta responsabilidade com a escola e com seus filhos.


    Nos dias de Centro de estudos e Avaliação, dentre outros assuntos, também acrescentamos na árvore dos compromissos os nossos compromissos enquanto Equipes de trabalho. - Em 26/04/17 e 10/05/17.
    Um pouco do nosso PPA deste ano "VENDO O MUNDO COM OS OLHOS DA ARTE", não há como desenvolver a sensibilidade no outro, se não exercitarmos conosco.




INVESTIR EM COMPROMISSOS - RESPONSÁVEIS

  • Enviar a criança uniformizada.
  • Comparecer às Reuniões de Responsáveis.
  • Buscar a criança sempre no horário combinado.
  • Procurar a secretaria da creche sempre que houver dúvidas ou reclamações.
  • Manter os números de telefones sempre atualizados.                               
INVESTIR EM COMPROMISSOS - PEIs e AEIs
  •   Deixar os materiais mais ao alcance das crianças.
  •   Aproveitar mais todos os cantinhos externos, principalmente leitura e pintura, levando em pequenos grupos.
  •      Ouvir mais, ter tempo para escutar e interagir com elas( as crianças ).
  •      Investir no pensamento lógico-matemático e na linguagem artística.
  •      Utilizar brincadeiras dirigidas com regularidade.
  •       Contato com a escrita em atividades diversas.       
  •   Combater a discriminação em nosso cotidiano escolar.
  •     Organizar os ambientes após o uso.
   INVESTIR EM - COMPROMISSOS - COZINHA
  • ·        Manter a qualidade dos alimentos que são servidos.
  •       Limpar e organizar semanalmente a dispensa.
  • ·        Manter o uso diário do uniforme e as recomendações e exigências para AUXILIARES DE COZINHA.
  • ·        Manter o celular e outros objetos fora da cozinha e da dispensa.
   INVESTIR EM – COMPROMISSOS – ASG
  •      Ler DIARIAMENTE sua planilha de serviços e verificar os espaços.
  •           Manter as salas de atividades varridas no fim do dia.
  •     Atenção ao BANHEIRO das crianças em tempo integral.
       Esses são alguns de nossos compromissos, dentre outros, que foram estabelecidos para este ano. Esta árvore ainda está em processo de construção, falta acrescentar os compromissos da atual gestão e, além disso temos a intenção de trabalhar com ela ao longo deste ano, o próximo passo será cada um irá procurar dentre os compromissos de sua função o que tem feito de melhor e o que ainda precisa dar um pouquinho mais de atenção. Este é um planejamento par os próximos Centros de Estudos que deverá ocorrer em Julho/2017 ou Agosto/2017.
         
                                    ATO EM FAVOR DA PAZ - SME

        Por ser um assunto bastante interligado ao PPP, embora nossa creche não esteja em áreas conflagradas, hoje toda cidade e toda população sofre com a violência. Foi proposto pela SME um ato com alunos e responsáveis, com as crianças, por serem muito pequenas, já tratamos deste tema dentro do seu universo de socialização e respeito ao próximo. Então decidimos nos horários de entrada e saída falar um pouco sobre o tema e colocar os responsáveis para fazer um cartaz coletivo em favor da paz ao som da música "A PAZ" do Grupo Roupa Nova e utilizando sua letra para com o apoio da arte sugerir e confirmar que " ESCOLA É UM LUGAR DE PAZ" e que "AQUI É UM LUGAR DE PAZ". Em Abril de 2017.
        















Nenhum comentário:

Postar um comentário