PROJETO PEDAGÓGICO ANUAL - 2017



PROJETO PEDAGÓGICO 2017

 

                                             
                            VENDO O MUNDO COM OS OLHOS DA ARTE
“Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da Arte.”
Candido Portinari

O PROJETO PEDAGÓGICO 2017

        “Arte e infância... Um encontro de potências que levam a criação. A imaginação e criatividade das crianças não têm limites, trabalhar com arte na educação infantil ajuda cada criança a descobrir como é o seu mundo de invenções, abrir a porta para novos conhecimentos, e assim aprender a imaginar e a fazer. Estar disponível e prestar atenção a tudo o que ocorre ao redor é fundamental para que se veja o mundo de forma mais ampla. Os artistas nos mostram como olhar para as coisas com outros olhos. Será que olhamos o mundo como poetas?”
(Trecho do livro Interações: onde está a arte na infância? Stela Barbieri,2012)
            O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
    No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos.
    As artes têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas potencialidades. Trabalhar com artes na Educação Infantil é uma oportunidade de despertar a sensibilidade nas crianças, aguçar os sentidos e proporcionar sensações.  Com o intuito de despertar nas crianças o interesse pela arte e tudo que ela pode proporcionar, esse será o tema do nosso projeto pedagógico anual: VENDO O MUNDO COM OS OLHOS DA ARTE.                                                                                           Com o intuito de garantir o desenvolvimento de atividades que contemplem todas as áreas do conhecimento e para melhor organização dos tempos na articulação das atividades, dividimos este tema em três subprojetos de trabalho:  

I - SUBPROJETO: “SINTO A ARTE!” Pintores Impressionistas: Monet e Van Gogh
“Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas”.
Van Gogh.
PERÍODO: 15/02 à 12/05

Cada turma ficará com um dos pintores selecionados para esse I - Subprojeto para trabalhar os conteúdos.
MI Pintor : Van Gogh          MII Pintor : Monet

 EVENTOS E CULMINÂNCIAS:

  • Início do projeto “Criando laços através da leitura” 31/03 – Contação de histórias/empréstimo de livros 
  • Páscoa – 13/04 – Entrega de lembrancinhas/orelhas... 
  • MI apresenta uma atividade/brincadeira sobre Van Gogh para o MII e MII para o MI - Momento de troca de conhecimento - 20/04/2017.
  • Culminância do I-SubProjeto – 25/04 –(3ª feira) Apresentação dos nomes das turmas aos responsáveis, exposição de trabalhos realizados desde o ínicio do ano... (oficina de pintura gigante/ pintura ladrilho...) 
  • Homenagem às mães – 12/05 (sexta)

II-SUBPROJETO: “BRINCO COM A ARTE” Pintores: Portinari (Expressionista), Ivan Cruz e Volpi (Modernista).
 “Criança que não brinca, não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração.”
Ivan Cruz
PERÍODO: 15/05 à 29/08
Este Subprojeto será desenvolvido em dois momentos:
  • 1° momento de 15/05 à 15/07
  • 2º momento de 01/09 à 29/08

Cada turma ficará com um dos pintores selecionados para esse II - Subprojeto para trabalhar os conteúdos.
MI Pintor : Ivan Cruz          MII Pintor : Portinari



EVENTOS E CULMINÂNCIAS:

  • (Festa na Roça) 08/07 (sábado)
  • Jornada Pedagógica 10/07 à 14/07
  • Homenagem aos Pais – 11/08 (6ª feira) ___________________________________
  • Culminância de II Subprojeto (Aos responsáveis) 29/08 (3ª feira) __________________________________________________________________

III - SUBPROJETO: “REPRODUZO A ARTE E CRIO ARTE!” Pintores: Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti (modernistas)
“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo”.
Tarsila do Amaral
 PERÍODO: 04/09 a 14/12

Este projeto será desenvolvido em dois momentos:
  • 1° momento de 04/09 à 07/11
  • 2 º momento de 08/11 à 14/12

Foco do primeiro momento: A arte é também uma forma de reproduzir tudo que está a nossa volta, dando novos sentidos, novas cores e novos estilos. Pessoas, lugares, paisagens naturais, animais, eventos, tudo pode ser retratado e transformado em obras de arte. Confecção de releituras .

Foco do segundo momento: NATAL, NASCIMENTO DE JESUS, PAPAI NOEL, desenvolver atividades relativas ao natal, ensaios, histórias e filmes relacionados ao natal.

PRINCIPAIS CONTEÚDOS: diferentes tipos de moradia, cidade/campo, diferentes tipos de meios de transporte, estimulação ao respeito à natureza, conhecer diferentes animais e plantas, observação de diferentes paisagens naturais, alimentação: formação de hábitos alimentares saudáveis, higiene do corpo, higiene bucal, introdução de conhecimentos de fenômenos  da natureza, sol,chuva...  diferenciação de dia/noite valorização do grafismo (desenho) incentivo e aprimoramento do mesmo, reconhecimento e grafia do próprio nome.

 PRINCIPAIS CONTEÚDOS: Amor ao próximo, sonhos das crianças, nascimento de jesus , sentido do natal, desenvolvimento  da capacidade de ouvir, compreender, apreciar e reproduzir músicas, histórias e dramatizações

EVENTOS E CULMINÂNCIAS:

  • Semana da Criança – 09/10 a 13/10
·         Culminância do III Subprojeto (Aos responsáveis) 07/11 (terça-feira): Vernissage________________________________________________________
·         Festa com Papai Noel 
·         Festa de Encerramento
·         Avaliação/ planejamento 2018 – Confraternização 


OUTRAS AÇÕES...

·         Projeto de Leitura – “Criando laços através da Leitura”

                       Empréstimo de Livros – início 31/03 (6ª feira) para as duas turmas.
                        Maleta de Artes – início 31/03 _______________________________

·         Projeto Coleta de Óleo – “De olho no óleo”.


“Ame muitas coisas, porque é aí que mora a verdadeira força. Quem ama muito faz muito. Tudo que é realizado com amor é bem feito.” 


PROJETO PEDAGÓGICO 2016






CADA CRIANÇA TEM UM JEITINHO,
DIVERSIDADE: ESSE É O NOSSO CAMINHO!!

"As crianças são resultados de suas experiências da troca com o outro”
Vygotsky



Durante o período que frequentam a creche, as crianças estão construindo suas identidades, aprendendo a se conhecer, se valorizar. Nesse momento, muitas dessas crianças também estão tendo as primeiras experiências com grupos diferentes de pessoas/crianças, que não são os da sua família e amigos próximos. Sendo assim, desde os primeiros anos de escolaridade, os alunos já precisam entender que são diferentes uns dos outros. É função do educador, ajudar as crianças a lidar com elas mesmas e fortalecer a formação de suas próprias identidades e a construção dos relacionamentos com o outro.
       O papel da educação infantil é significativo para o desenvolvimento humano, a formação da personalidade, a construção da inteligência e aprendizagem. A creche é um espaço privilegiado para promover a eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo, discriminação, fazendo com que as crianças, desde muito pequenas, compreendam e se envolvam em ações que conheçam, reconheçam e valorizem a importância dos diferentes grupos étnico-raciais para a história e cultura brasileira, assim como para sua própria história e as dos colegas.
Desenvolver o Projeto Pedagógico Anual sobre esse tema nos oferece ampla oportunidade de trabalho de resgate da cultura brasileira, assim como de tantos outros povos que contribuiram para essa formação, a partir de histórias, livros, filmes, músicas brinquedos e brincadeiras.
Com o intuito de garantir o desenvolvimento de atividades que contemplem todas as áreas do conhecimento e para melhor organização dos tempos na articulação das atividades, dividimos este tema em três sub-projetos de trabalho:  

 I - SUB-PROJETO: “EU SOU BRASILEIRO,SOU ASSIM...E GOSTO MUITO DE MIM!”

PERÍODO: 15/02  à 06/05

Foco: IDENTIDADE, ESCOLA, FAMILIA. D esenvolver conceitos relacionados à construção da identidade individual e de grupo.
 PRINCIPAIS CONTEÚDOS: acolhimento, espaço da creche, valores, afetividade, identidade, diversidade, identidade da turma, relacionamentos, conceito de grupo, regras de convivência, família, dia das mães, lazer, reconhecimento do corpo humano (as partes do corpo) e sua imagem, brincadeiras que exploram sensações, sentimentos motricidade, valorização do grafismo (desenho) incentivo e aprimoramento do mesmo, introdução ao reconhecimento do próprio nome e dos colegas (chamadinha com foto)

EVENTOS E CULMINÂNCIAS:

  • Páscoa – 23/03 - Atividades Variadas ao longo da Semana
  • Culminância de Projeto I – 25/04 –(3ª feira) Apresentação dos nomes das turmas aos responsáveis, exposição de trabalhos realizados desde o ínicio do ano...______________________________________________________________
  • Homenagem às mães – 06/05 (sexta)
  • Reunião de Responsáveis - 07/05 (sábado)

       II-SUB-PROJETO: “PRECISO CONHECER PARA RESPEITAR, ÍNDIOS E NEGROS: MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR!” 

PERÍODO: 09/05  à  22/07


     III - SUB-PROJETO:  “DE MUITAS TERRAS VIERAM, TANTA GENTE ASSIM! AGORA FORMAM UM BRASIL DE CULTURA SEM FIM!

PERÍODO: 29/08 a 19/12



Nenhum comentário:

Postar um comentário