PROJETO
PEDAGÓGICO 2017
“Só o
coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da Arte.”
Candido
Portinari
O PROJETO PEDAGÓGICO 2017
“Arte e infância... Um encontro
de potências que levam a criação. A imaginação e criatividade das crianças não
têm limites, trabalhar com arte na educação infantil ajuda cada criança a
descobrir como é o seu mundo de invenções, abrir a porta para novos
conhecimentos, e assim aprender a imaginar e a fazer. Estar disponível e
prestar atenção a tudo o que ocorre ao redor é fundamental para que se veja o
mundo de forma mais ampla. Os artistas nos mostram como olhar para as coisas
com outros olhos. Será que olhamos o mundo como poetas?”
(Trecho do livro Interações:
onde está a arte na infância? Stela Barbieri,2012)
O mundo é repleto de símbolos e
significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A
arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como
o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da
criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos.
As artes
têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades
e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas potencialidades. Trabalhar
com artes na Educação Infantil é uma oportunidade de despertar a sensibilidade
nas crianças, aguçar os sentidos e proporcionar sensações. Com o intuito de despertar nas crianças o
interesse pela arte e tudo que ela pode proporcionar, esse será o tema do nosso
projeto pedagógico anual: VENDO O MUNDO
COM OS OLHOS DA ARTE. Com o intuito de
garantir o desenvolvimento de atividades que contemplem todas as áreas do
conhecimento e para melhor organização dos tempos na articulação das
atividades, dividimos este tema em três subprojetos de trabalho:
I - SUBPROJETO: “SINTO A ARTE!” Pintores Impressionistas: Monet e Van Gogh
“Grandes
coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas
coisas”.
Van
Gogh.
PERÍODO: 15/02
à 12/05
Cada
turma ficará com um dos pintores selecionados para esse I - Subprojeto para
trabalhar os conteúdos.
MI Pintor : Van Gogh MII Pintor : Monet
EVENTOS E
CULMINÂNCIAS:
- Início do projeto “Criando laços através da
leitura” 31/03 – Contação de histórias/empréstimo de livros
- Páscoa – 13/04 – Entrega de
lembrancinhas/orelhas...
- MI apresenta uma atividade/brincadeira sobre Van Gogh para o MII e MII para o MI - Momento de troca de conhecimento - 20/04/2017.
- Culminância do I-SubProjeto – 25/04 –(3ª feira) Apresentação dos nomes das
turmas aos responsáveis, exposição de trabalhos realizados desde o ínicio
do ano... (oficina de pintura gigante/ pintura ladrilho...)
- Homenagem às mães – 12/05 (sexta)
II-SUBPROJETO:
“BRINCO COM A ARTE” Pintores:
Portinari (Expressionista), Ivan Cruz e Volpi (Modernista).
“Criança que não brinca, não é feliz, ao
adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração.”
Ivan
Cruz
PERÍODO: 15/05 à 29/08
Este
Subprojeto será desenvolvido em dois momentos:
- 1°
momento de 15/05 à 15/07
- 2º momento de 01/09 à 29/08
Cada turma ficará com um dos pintores selecionados para esse II - Subprojeto para trabalhar os conteúdos.
MI Pintor : Ivan Cruz MII Pintor : Portinari
EVENTOS E
CULMINÂNCIAS:
- (Festa
na Roça) 08/07 (sábado)
- Jornada
Pedagógica 10/07 à 14/07
- Homenagem aos Pais – 11/08 (6ª feira)
___________________________________
- Culminância
de II Subprojeto (Aos responsáveis) 29/08 (3ª feira)
__________________________________________________________________
III - SUBPROJETO:
“REPRODUZO A ARTE E CRIO ARTE!”
Pintores: Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti (modernistas)
“Eu
invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo”.
Tarsila
do Amaral
PERÍODO: 04/09 a 14/12
Este
projeto será desenvolvido em dois momentos:
- 1° momento de 04/09 à 07/11
- 2 º momento de 08/11 à 14/12
Foco do primeiro momento: A arte
é também uma forma de reproduzir tudo que está a nossa volta, dando novos
sentidos, novas cores e novos estilos. Pessoas, lugares, paisagens naturais,
animais, eventos, tudo pode ser retratado e transformado em obras de arte. Confecção
de releituras .
Foco do
segundo momento: NATAL, NASCIMENTO DE JESUS,
PAPAI NOEL, desenvolver atividades relativas ao natal, ensaios, histórias e
filmes relacionados ao natal.
PRINCIPAIS
CONTEÚDOS: diferentes tipos de moradia, cidade/campo, diferentes tipos de meios
de transporte, estimulação ao respeito à natureza, conhecer diferentes animais
e plantas, observação de diferentes paisagens naturais, alimentação: formação
de hábitos alimentares saudáveis, higiene do corpo, higiene bucal, introdução
de conhecimentos de fenômenos da
natureza, sol,chuva... diferenciação de
dia/noite valorização do grafismo (desenho) incentivo e aprimoramento do mesmo,
reconhecimento e grafia do próprio nome.
PRINCIPAIS
CONTEÚDOS: Amor ao próximo, sonhos das crianças, nascimento de jesus , sentido
do natal, desenvolvimento da capacidade
de ouvir, compreender, apreciar e reproduzir músicas, histórias e dramatizações
EVENTOS E CULMINÂNCIAS:
- Semana
da Criança – 09/10 a 13/10
·
Culminância do III Subprojeto
(Aos responsáveis) 07/11 (terça-feira): Vernissage________________________________________________________
·
Festa com Papai Noel
·
Festa de Encerramento
·
Avaliação/ planejamento 2018 –
Confraternização
OUTRAS
AÇÕES...
·
Projeto de Leitura – “Criando
laços através da Leitura”
Empréstimo de Livros – início 31/03 (6ª feira) para as duas turmas.
Maleta de Artes – início 31/03 _______________________________
·
Projeto Coleta de Óleo – “De
olho no óleo”.
“Ame
muitas coisas, porque é aí que mora a verdadeira força. Quem ama muito faz
muito. Tudo que é realizado com amor é bem feito.”
PROJETO PEDAGÓGICO 2016
CADA
CRIANÇA TEM UM JEITINHO,
DIVERSIDADE:
ESSE É O NOSSO CAMINHO!!
"As crianças são resultados de suas experiências da
troca com o outro”
Vygotsky
Durante
o período que frequentam a creche, as crianças estão construindo suas
identidades, aprendendo a se conhecer, se valorizar. Nesse momento, muitas
dessas crianças também estão tendo as primeiras experiências com grupos
diferentes de pessoas/crianças, que não são os da sua família e amigos próximos.
Sendo assim, desde os primeiros anos de escolaridade, os alunos já precisam
entender que são diferentes uns dos outros. É função do educador, ajudar as
crianças a lidar com elas mesmas e fortalecer a formação de suas próprias
identidades e a construção dos relacionamentos com o outro.
O papel da educação infantil é significativo para o
desenvolvimento humano, a formação da personalidade, a construção da
inteligência e aprendizagem. A creche é um espaço privilegiado para promover a
eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo, discriminação, fazendo
com que as crianças, desde muito pequenas, compreendam e se envolvam em ações
que conheçam, reconheçam e valorizem a importância dos diferentes grupos
étnico-raciais para a história e cultura brasileira, assim como para sua
própria história e as dos colegas.
Desenvolver o Projeto
Pedagógico Anual sobre esse tema nos oferece ampla oportunidade de trabalho de
resgate da cultura brasileira, assim como de tantos outros povos que
contribuiram para essa formação, a partir de histórias, livros, filmes, músicas
brinquedos e brincadeiras.
Com o intuito de garantir o desenvolvimento de atividades
que contemplem todas as áreas do conhecimento e para melhor organização dos
tempos na articulação das atividades, dividimos este tema em três sub-projetos
de trabalho:
PERÍODO: 15/02 à 06/05
Foco: IDENTIDADE,
ESCOLA, FAMILIA. D esenvolver
conceitos relacionados à construção da identidade individual e de grupo.
PRINCIPAIS CONTEÚDOS: acolhimento, espaço da
creche, valores, afetividade, identidade, diversidade, identidade da turma,
relacionamentos, conceito de grupo, regras de convivência, família, dia das mães,
lazer, reconhecimento do corpo humano (as partes do corpo) e sua imagem, brincadeiras
que exploram sensações, sentimentos motricidade, valorização do grafismo (desenho)
incentivo e aprimoramento do mesmo, introdução ao reconhecimento do próprio
nome e dos colegas (chamadinha com foto)
EVENTOS E
CULMINÂNCIAS:
- Páscoa – 23/03 - Atividades Variadas ao longo da Semana
- Culminância de Projeto I – 25/04 –(3ª feira) Apresentação
dos nomes das turmas aos responsáveis, exposição de trabalhos realizados
desde o ínicio do ano...______________________________________________________________
- Homenagem às mães – 06/05 (sexta)
- Reunião de Responsáveis - 07/05 (sábado)
II-SUB-PROJETO:
“PRECISO CONHECER PARA RESPEITAR,
ÍNDIOS E NEGROS: MUITA
HISTÓRIA PARA CONTAR!”
PERÍODO: 09/05 à 22/07
III -
SUB-PROJETO: “DE MUITAS TERRAS VIERAM, TANTA GENTE ASSIM! AGORA FORMAM UM BRASIL DE
CULTURA SEM FIM!
PERÍODO:
29/08 a 19/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário