quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto Pedagógico 2011

 
PROJETO PEDAGÓGICO 2011
“CORES EM TODO LUGAR”

 
Para direcionar o trabalho pedagógico no ano de 2011, pensamos num tema que pudesse ser ao mesmo tempo, abrangente e de grande interesse das crianças. A primeira idéia que tivemos foi: CORES. Elas estão presentes em todo lugar e são algumas das primeiras percepções das crianças.
A influência das cores pode ser notada não somente nos objetos, na decoração, mas também na energia, na expressão de um sentimento, traduzindo o estado de ânimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas. Dessa forma chegamos ao projeto: “Cores em todo lugar”.
A partir do trabalho com este projeto, pretendemos que as crianças possam:

  • Identificar no nosso espaço escolar, no ambiente familiar e no meio ambiente - através dos objetos, pessoas, alimentação, roupas, animais, plantas, etc. - as cores, e o que elas apresentam e representam.
  • Incentivar as interações das crianças com o próprio corpo, com o outro e com o ambiente, explorando as cores, sons, cheiros, sabores, texturas e temperaturas que nos cercam.
  • Desenvolver a observação, classificação, comparação e formulação de hipóteses.
  •  Valorizar hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.
  •  Desenvolver através da observação de diversas telas o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção.
  •  Oportunizar a vivência do fazer artístico por meio da apreciação de obras de arte e da experimentação através da pintura, do desenho, da colagem, envolvendo diversos materiais de maneira criativa, despertando os talentos e habilidades.
  • Brincar com as cores, por intermédio de músicas, parlendas, brinquedos, etc..

Com o intuito de garantir o desenvolvimento de atividades que contemplem todas as áreas do conhecimento e para melhor organização dos tempos na articulação das atividades, dividimos este tema em três subprojetos de trabalho: “Cores da Nossa Vida”, “Cores da Natureza” e “Criando com as Cores”.

Embarque conosco neste maravilhoso mundo colorido!


Um comentário:

  1. Olá equipe da Creche Estrelinha Dourada!
    Seja bem vinda ao mundo dos blogs!
    Com carinho, Regina Bizarro
    Representante do Rioeduca na 5ªCRE.

    ResponderExcluir