O projeto pedagógico de nossa creche para esse ano, tem como tema a SAÚDE. Neste primeiro subprojeto: “Buscando a SAÚDE na essência do SER...”, nosso foco é a saúde das relações, na vida em sociedade.
Nossas crianças estão conhecendo nosso “mundo”, e eles fazem isso através das relações, das interações com outras pessoas e objetos, com o meio em que estão inseridas. Partindo deste pressuposto, buscaremos abordar os seguintes temas: identidade, diversidade, identidade da turma, relacionamentos, conceito de grupo, regras de convivência, valores, afetividade, família, lazer, sempre com foco na qualidade destas relações, nas “relações saudáveis”, como costumamos dizer.
Como neste momento estamos envolvidos na construção de valores e da identificação da criança e de seu grupo, pensamos em nomear as turmas de acordo com este tema. Após a observação do comportamento das crianças e das características de cada turma, surgiram os nomes: Turma da Amizade (EI 40 – Maternal I) e Turma do Abraço (EI 30 – Maternal II).
E são as professoras Suzana e Letícia, da Turma da Amizade e do Abraço respectivamente, que apresentam as turmas e contam um pouco sobre como chegaram ao nome de cada turma:
“Iniciamos o tema contando para as crianças a história TODO MUNDO PRECISA DE UM AMIGO para que pudessem perceber a importância de ter uma pessoa em quem possa confiar. A história narra como nossa vida é diferente quando temos um amiguinho por perto seja quando você está brincando, quando está feliz, nas horas das atividades, para ajudar e também quando está triste.
No decorrer da leitura as crianças identificaram e reproduziram as “caretas” dos personagens fazendo associações com os sentimentos em destaque. Em seguida fomos para a área externa da creche para que pudéssemos captar com fotografias os momentos nos quais eles estavam felizes, ajudavam uns aos outros, brincavam juntos.
Decidimos então, a partir da reflexão sobre a coletânea de fotos tiradas, e pela participação das crianças, chamá-la de TURMA DA AMIZADE, porque toda a creche tem inspirado esse sentimento.
Com isso, produzimos um “reconto” sobre o livro citado, no qual nossas crianças ilustram as páginas do livrinho, demostrando o relacionamento e o entrosamento ente a turma e educadoras.”
(Profª Suzana – Turma da Amizade – EI 40)
“Desde o início do ano, pudemos perceber o quanto esta turma gostava de fazer carinho e abraçar uns aos outros. As educadoras também sempre incentivaram esta prática, até mesmo para fazer parte da socialização.
Em um momento da “rodinha”, contei a história “TODO MUNDO PRECISA DE UM ABRAÇO”, e todos ficaram muito entusiasmados.
A partir desta história, produzimos um reconto com as falas das crianças, explicando para que damos abraços. Foi um momento muito interessante, pois eles puderam perceber que atitudes de carinho são vivenciadas por eles a todo momento, mesmo sem perceberem.
Fizemos uma dramatização, e registramos com fotos, partindo das falas reproduzidas na rodinha. Confeccionamos então o livrinho da turma, nomeada por eles como a “Turma do Abraço”.
Desde esse dia, nossa “Turma do Abraço” não esqueceu que esse simples ato de abraçar pode dizer muita coisa, envolvendo toda a creche nesse sentimento.”
(Profª Letícia – Turma do Abraço – EI 30)
Amigas, estarei retextuando este projeto. Aguardem publicação no Portal Rioeduca.
ResponderExcluirBjus
Regina