quarta-feira, 9 de maio de 2012

Escola de Pais - 05/05/2012

            Fazendo uma ponte com nosso projeto "Buscando a SAÚDE na Essência do SER" referente a qualidade das relações vivenciadas pela criança neste período da vida e levando em conta que é na FAMÍLIA e na CRECHE que se estabelecem as primeiras relações sociais da criança, resolvemos abordar na Escola de Pais do dia 05/05/2012, o tema AFETIVIDADE.

          Começamos a reunião, com a dinâmica Desate o Nó, na qual todos fizeram uma grande roda na área externa da creche, decorando quem estava na sua direita e na sua esquerda.  Feito isso, todos soltaram as mãos e andaram livremente. Ao sinal todos teriam que parar e, do lugar que tivessem, dar as mãos direita e esquerda para as pessoas que estavam segurando inicalmente, formando um grande nó.  Depois, sem falar, tentariam desatar o nó e voltar a roda. Visto a dificuldade de realizar a tarefa sem falar, esta foi permitida e conseguiu-se voltar a roda inicial. Com esta dinâmica, discutimos sobre a importância do diálogo, da parceria e empenho de todos (família e creche) para "desatar os nós" que vivenciamos em nosso dia-a-dia.






              Dividimos os responsáveis em dois grupos, e através da história de dois livros, conversamos sobre a afetividade e situações cotidianas que ocasionam estresse em casa e como lidamos com isso; e sobre a importância de programar um "tempo/espaço" para estar com as crianças, um momento de afetividade, de diálogo.

Livros utilizados para abordar o tema


Primeiro cada grupo fez sua leitura, discussão e troca de experiências, mediadas pelas professoras...

 

... depois os responsáveis expuseram para todos, o que foi discutido em cada grupo.




 Encerramos a reunião, com um vídeo de motivação para pais e filhos, que sensibilizou a todos.



 Assista no link abaixo:

 

Um comentário: