quarta-feira, 24 de abril de 2013

Centro de Estudos - "A música que marcou minha infância..." - 17/04/2013

Seguindo o Projeto Pedagógico Anual “CANTAR, CONTAR E ENCANTAR: A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ!”, no Centro de Estudos do dia 17/04/2013, nossos professores e funcionários, reviveram músicas que marcaram e encantaram suas infâncias.  Nossa proposta era fazer com que todos compreendessem e sentissem a importância que a música ocupa em nossas vidas e em especial, na nossa infância.

Previamente, pesquisamos com os funcionários as músicas que marcaram ou os faziam lembrar de sua infância.  Foi um dia de trabalho e pesquisa a internet, mas encontramos todas elas e as organizamos num CD.  No dia do Centro de Estudos, iniciamos, pedindo que todos utilizassem diferentes materiais (giz de cera, canetinha, lápis de cor, tinta, etc) para retratar visualmente a música que teria escolhido. 



Após todos terminarem,  ouvimos a música "Força Estranha" de Roberto Carlos.  Lemos a letra e ouvimos a melodia, através da voz de Gal Costa.  Em seguida, a cada música tocada, os funcionários e professores, se manifestavam e explicavam o motivo da escolha da música.











Foi um momento muito especial!  Muita música, dança, alegria, choro e muitas, muitas emoções!...  Como a música nos remete a várias lembranças!...




Dando continuidade, fizemos uma roda de leitura com um fragmento dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (vol 3), que se refere a Música e a Criança, discutindo sobre o histórico da música na educação infantil, o papel dela no desenvolvimento infantil e quais as possibilidades de trabalhá-la com nossas crianças.  

Foi uma manhã muito aconchegante e produtiva, que ampliou o nosso olhar sobre a música em nosso trabalho na creche e em nossas vidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário