quinta-feira, 25 de abril de 2013

Projeto: CRIANDO LAÇOS ATRAVÉS DA LEITURA - Kits "Sacola de Músicas" e "Sacola de Histórias"


         Demos o pontapé inicial no projeto "CRIANDO LAÇOS ATRAVÉS DA LEITURA", neste ano, após uma brilhante aparição da "Emília", que com seu "pó de pirlipimpim" e a ajuda das crianças, trouxe duas mamães para contar lindas histórias...

Emília chegando na creche, através do pó de Pirlipimpim...


A Lilian (mamãe da Laura - EI 30) que nos encantou com a história "O Menino que foi ao Vento Norte"...

 

... E a Thayla (mamãe do Yago - EI 30), que contou a história da "Chapeuzinho Vermelho".

        Após as histórias, as crianças da Turma do Seu Lobato (EI 30), escolheram livros para levar para casa e ler junto com suas famílias.
       Iniciamos também o empréstimo dos Kits "Sacola de Histórias" e "Sacola de Músicas".  Com esses Kits, visamos oportunizar momentos lúdicos e aconchegantes de contação de histórias, que explorem diferentes tipos de histórias e músicas, promovendo a interação entre pais e filhos e o estímulo à imaginação no âmbito familiar.  
      Como o projeto pedagógico anual deste ano tem como tema a música, montamos nossos "kit-histórias", a partir de músicas (para a turma do maternal I) e histórias musicadas (maternal II).  A cada fim de semana, este Kit, visita a casa de uma criança de cada turma e leva o "mundo encantado das histórias e músicas" para seus lares.
       E são as professoras Renata Pulleiro e Fabiana Azevedo, que apresentam seus kits:

"A Turma do Mestre André trabalhou ao som das músicas URSINHO PIMPÃO, BRUXINHA BONITINHA, GALINHA MAGRICELA E PULA CORDA. As crianças se divertiram muito e criaram os personagens principais dessas músicas para levarem para casa junto com a "Sacola de Música" para contemplar o Projeto “Criando Laços através da Leitura. O Ursinho Pimpão foi confeccionado com meia, cheia de bolinha de crepom e, depois pintado com tinta marrom. A Bruxinha com chocalho de garrafa pet e crepom. A Galinha Magricela com emborrachado e a famosa Corda com chocalho nas pontas para ficar bem musical." (Profª Renata Pulleiro)
Kit "Sacola de Músicas" - Turma do Mestre André - EI 40

 "O projeto da “Sacola de Histórias” veio para incentivar o gosto literário, seja com livros ou em áudio e que possa transformar esse gosto pela leitura em uma prática onde a criança vivencia a história até onde o imaginário dela possa levar. Em nosso Kit, utilizamos histórias clássicas do tempo da vovó que nunca ficam apagadas da memória como o Pinóquio, que era um boneco de madeira e que ao passar por dificuldades virou um menino de verdade e Cinderela, que tinha uma família e sofreu com a morte da mãe ganhando uma madrasta muito má, mas, como em todos os clássicos, o final foi feliz. Para remeter o projeto ao tema geral que é música, conhecemos o "Gato na Tuba" que liga uma história divertida a instrumentos e melodias musicais. Aproveitamos também para inserir outras histórias que encantam e encantaram gerações." (Profª Fabiana Azevedo)

Kit "Sacola de Histórias" - Turma do Seu Lobato - EI 30


Em seguida apresentamos algumas fotos da construção e apresentação dos Kits:

Confecção e apresentação do Kit "Sacola de Histórias" - Turma do Seu Lobato - EI 30





Apresentação do Kit "Sacola de Músicas" - Turma do Mestre André - EI 40



As primeiras famílias que levaram os Kits para casa...  Um sucesso!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário