segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto: "Promovendo SAÚDE, Reinventando Histórias" - Turma do Abraço


    Como parte do Projeto Pedagógico Anual de 2012 - "Estrelinha Dourada é agora e já: Promovendo Saúde em Irajá" - de maio a setembro de 2012, estamos trabalhando o projeto "Promovendo saúde, reinventando histórias". Neste projeto, o tema fundamental é a saúde do corpo - hábitos de higiene e alimentação saudável. 
    Como inserir os conceitos de higiene pessoal dentro da realidade de nossas crianças? Nada melhor e mais "real", quando se trata de crianças de 2 e 3 anos, do que o "mundo imaginário". Aproveitamos, então, os Contos Clássicos para abordar este tema com as crianças.

   Nesta postagem, as professoras Letícia e Fabiana, contam como desenvolveram este projeto com as crianças do Maternal II (3 anos), a Turma do Abraço.

     "A história do “João e o Pé de Feijão” foi um ótimo ponto de partida para esta viagem fantástica! O Gigante, ao contrário do que acontece na maioria das vezes, se tornou o personagem principal da história, pois possuía características e hábitos que chamavam a atenção das crianças, no que diz respeito a sua higiene pessoal, que não era “lá das melhores”...
      A Turma do Abraço construiu um Gigantão com diferentes tipos de caixas, de diferentes tamanhos e formas. Já com a noção de corpo, trabalhada num primeiro momento, nossas crianças conseguiram montar um gigante bem grande, com características bem semelhantes ao ilustrado no livro: tinha cabelos grandes e fedidos, dentes sujos e com cárie, unhas compridas e sujas, orelhas cheias de cera e roupas não muito limpas... Ou seja, ele precisaria de muita ajuda para conseguir se tornar um "gigante higiênico". Para nossa surpresa, todos estavam dispostos a ajudar!
        Construímos também uma paródia coletiva da música “Atirei o pau no gato”. Vejam:

Brincando com as caixas...
... e montando o Gigantão!




Escrita do nome com apoio visual
Cantinho das Artes: Pintando o Gigantão

Cartaz coletivo: Paródia


         Recebemos a visita de agentes do posto de saúde, que nos ensinaram alguns cuidados que precisamos ter para deixar nossos dentinhos fortes e saudáveis, sem cárie.
         O Gigantão Grandão prestou bastante atenção e aprendeu que, quando acordamos, após as refeições e quando vamos dormir, precisamos escovar nossos dentinhos e passar fio dental. Ele até cantou uma música:

“Eu sou o Gigantão
 Eu sou muito porcalhão.
 A tia Letícia disse
 Que eu preciso de escovação!
Pow, pow, pow, pow, pow ,pow ,pow…”
   (Letícia Gialluise – PEI)

          A “Turma do Abraço” quis ajudá-lo e escovou os dentes dele com muita atenção e cuidado. Depois da escovação, os dentes do Gigantão ficaram limpinhos e sem cárie.







        O Gigantão Grandão ficou com os dentes limpinhos, mas ainda tinha muita coisa para melhorar...
         Quando ele saiu da creche e voltou para o seu castelo na floresta, encontrou uma torre muito alta... Construímos a torre com papelão e muita diversão!
         Depois da torre construída, faltava a personagem que iria entrar na nossa história: a Rapunzel. Nossas crianças são fãs do filme “Enrolados”, e por este motivo, nada melhor do que a Rapunzel para ensinar ao Gigantão que deve-se pentear os cabelos (além do mais, é o que ela sabe fazer de melhor), tomar banho e limpar as orelhas.
         O Gigantão ficou na dúvida se aceitaria, mas a Rapunzel o convenceu dizendo que ele nunca arranjaria uma namorada para casar sujo desse jeito. Ele prontamente aceitou o novo desafio!

Brincando com as caixas de papelão

Construindo a Torre


Registro Individual
Limpando as orelhas do Gigantão
Cantinho das Artes: Gigantão encontrando a Torre da Rapunzel





          Levamos o Gigantão para o chuveirão no parquinho e demos um belo banho nele... com direito a cantoria e tudo:

“Nós vamos dar um banho...
 No gigantão
 E ele vai lavar...
 O suvacão! (2x)

 Passando o xampu
 Com atenção.
 Cuidado pra não cair
 No olho não! (refrão)

 O sabonete ele vai passar
 E no seu corpinho esfregar.
 Depois do banho tem que pegar
 A toalhinha e se enxugar! (refrão) “
(Letícia Gialluise – PEI)




          Agora ele já está limpinho e cheiroso... mas e as unhas?
         Passeando pela floresta, o Gigantão avistou um gatinho indefeso do outro lado do rio. Ele construiu uma ponte com números de 1 até 10 e conseguiu chegar até o gatinho.
         Mal sabia o Gigantão que era o Gato de Botas que estava atrás da Galinha dos Ovos de Ouro dele.  O Gato mostrou suas garras afiadas e percebeu que o Gigantão também estava com as suas unhas grandes! Isso era um problema! O que será que o Gato de Botas ensinará ao Gigantão?
          A Turma do Abraço construiu o Gato de Botas com caixas de papelão e tentará resolver o problema do Gigantão. Será que ele vai aceitar cortar as unhas?








(Profª Letícia - Turma do Abraço - turno da manhã)



           "Nossa turminha também conheceu e se encantou com a história da Dona Baratinha. Ela era educada e sempre limpinha. Em certo dia de limpeza em sua casa, achou uma moedinha, guardou-a na caixinha e resolveu procurar um pretendente para se casar.
A princípio contamos, cantamos e estudamos os detalhes desta linda história. Com o objetivo de abordar o tema Higiene, aproveitamos o momento e recontamos e reescrevemos essa história. Para começar, demos “vida” a Dona Baratinha, utilizando jornais, caixas e papéis...






Percurso equilibrando a bandeja com caixinha da D. Baratinha




 Dona baratinha continuava limpinha à procura de um marido, mas os pretendentes... Cada um tinha defeitos quanto sua higiene pessoal e social, afinal quem gosta de cheirinho de sujo por perto?


Cantinho as Artes: Painel - "Quem quer casar com a Dona Baratinha?"

O gato além de miar muito alto, arranhava, com suas enormes unhas, as cortinas da casa da baratinha, e foi dispensado.
O galo cantava muito alto, e andava com os pés no chão o que causava um chulé terrível. Isso assustou a Dona Baratinha e ela o dispensou também.
          Trabalhamos o carimbo do contorno da planta dos pés, e fizemos uma dobradura do rosto do galo na qual as crianças localizavam a crista, o bico e a língua para colarem, e em seguida desenhavam os olhos e nariz.






Já muito triste e quase desistindo de achar um marido, Dona Baratinha recebeu um convite inesperado do Senhor Bode para ir a uma festa caipira. 
Ele era muito elegante e ela se encantou, mas chegando à festa, Dona Baratinha ficou irritada ao ver que o bode comia sem parar e depois não escovou os dentes causando um hálito horrível, um verdadeiro "bafo de bode"!
         Fizemos coletivamente o arraiá, o milho gigante que o bode comeu e correntinhas para enfeitar o nosso Arraiá.





Dona Baratinha não gostou desses pretendentes, e ficou muito triste. Então, ela resolveu cozinhar para aliviar a tristeza. Ensinou as crianças quais são os alimentos saudáveis e gostosos, o que podemos comer sempre, e o que podemos comer lá uma vez ou outra.
           Ela disse que seu prato preferido era pizza. Preparamos a Pizza da Dona Baratinha e escrevemos a lista dos ingredientes, e o passo a passo da receita.











Depois deste longo caminho, e desta pizza deliciosa, acho que Dona Baratinha pode ter esperanças de encontrar um par perfeito, pois dizem por aí, que tem um tal Gigantão que também está à procura de um "grande amor". Será que vai dar casamento?"
(Profª Fabiana - Turma do Abraço - turno da tarde)


Bom, se vai dar casamento, vocês só vão descobrir mais para frente. Depois a gente conta...  
Na próxima postagem vamos contar um pouco do que está acontecendo na Turma da Amizade, fique ligado...



Um comentário: