terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto: Promovendo Saúde, Reinventando Histórias - Turma da Amizade


Nesta postagem, as professoras Renata e Suzana, contam um pouco sobre como desenvolveram o Projeto: “Promovendo Saúde, Reinventando Histórias”, na Turma da Amizade - Maternal I.

"Nosso projeto foi baseado nos contos infantis. Ao entrar no mundo do faz-de-conta as crianças podem viajar, imaginar, criar e construir seu conhecimento.  Contamos a história da Branca de Neve. Todos já conheciam essa linda história, porém criamos com ela situações que jamais poderíamos imaginar...

             ERA UMA VEZ... Sete anõezinhos que não se cuidavam, não tinham higiene. Que coisa! Precisamos ensinar a todos eles assim como a Branca de Neve que é uma moça muito limpinha.

O Mestre, apesar de ser muito inteligente, não escovava os dentes, ensinamos que é preciso escovar com a pasta e a escova todos os dias.





O Zangado não gostava de lavar o pé. Cantamos a música “O sapo não lava o pé” e o zangado nunca mais teve chulé, ele agora lava o pé direitinho.


O Feliz fugia do banho. Que coisa feia! Ensinamos a ele que banho é importante para ficar cheiroso e limpinho passando shampoo e sabonete no corpinho. Assim como o Atchim que agora lava os cabelos e penteia-os sempre quando acorda para sair de casa sempre arrumadinho.
O Soneca era tão preguiçoso! De tanta preguiça esquecia de cuidar das suas unhas, elas ficavam grandes e sujas. Ensinamos a ele a cortar e limpar as unhas com escovinha para ficarem sem bichinhos.
O Dengoso não gostava de trocar suas roupas, brincava e sujava, na hora do banho queria colocar a mesma roupa. Ensinamos que não pode. Precisamos estar com nossas roupas sempre limpinhas...

Quando a Branca de Neve chegou à casa dos anões ficou muito assustada, tamanha era a sujeira. Dunga não limpava a casa e o lixo, ele jogava no chão. Ela ensinou ao Dunga que lugar de lixo era na lata do lixo e sua casa agora é tão limpinha! Limpamos também a nossa casinha...




Não podíamos nos esquecer da Bruxa Má que levou uma maçã com veneno para a Branca de Neve.
Ela era tão má, e também era tão sujinha, não se cuidava nem um pouquinho. Seus cabelos eram sujos e seus dentinhos eram cheios de bichinhos. As crianças aprenderam que a cárie é um bichinho mau que come nossos dentinhos.




Como ensinamos os anões a terem higiene resolvemos ensinar também à Bruxa Má.
Levamos a Bruxa para tomar banho com sabonete e shampoo. Escovamos seus dentinhos que ficaram branquinhos.



Registro do banho da bruxa


E, assim, ela aprendeu junto com a nossa turma e os 7 anões, que precisamos ter higiene com o nosso corpinho, nossas coisas e com o nosso ambiente.


(Profª Renata - Turma da Amizade - turno da manhã)


"A ideia principal foi trabalhar o clássico João e Maria. Contamos e recontamos a história de diversas maneiras utilizando livros, placas com a sequencia dos acontecimentos e com o auxilio do avental de fantoches que teve a participação da Turma do Abraço na apresentação.
Durante a contação fizemos a nossa versão da narrativa mostrando uma bruxa que queria João e Maria como ela, não gostando de tomar banho, só comendo guloseimas e que não escovasse os dentes. Os pequenos deram a ela o nome de BRUXA MÁ.





As crianças trabalharam em diversas produções tanto coletivas quanto individuais. Para ajudar a desenvolver a coordenação motora, amassamos e preenchemos o corpo da bruxa com a ajuda de material reciclado e pintamos as feições de seu rosto.




Montamos também, uma bruxa, com formas geométricas e desenhamos seu rosto e partes de seu corpo.








As crianças lembraram que devemos ter sempre uma alimentação saudável e não só comermos doces e também tomarmos banho todos os dias, cortar as unhas, pentear e lavar os cabelos.
Uma equipe de dentistas visitou nossa creche e salientou a importância da higiene bucal onde as crianças aprenderam a escovar os dentes de maneira correta, sempre buscando fazer o uso da escova, do creme e do fio dental após as refeições, e redescobriram o nome do bichinho que estraga nossos dentes – a cárie.




Viajamos nas noções de movimento quando reproduzimos na sala o caminho que João e Maria fizeram quando estavam perdidos. Mas não foi só isso!  A Bruxa era muito má mesmo, e além de prender o João, pegou a caixa da D. Baratinha!... Nós enfrentamos a bruxa e ajudamos D. Baratinha a recuperar sua preciosa caixinha. 

Gincana dos Contos de Fadas



Nesta “Gincana dos Contos de Fadas”, teve espaço para todas as brincadeiras.  Nos divertimos com a “Meus Pintinhos Venham Cá”, “Morto, vivo, maluco, tremendo”, “Corrida” e “Estátua”...  No final, todos ganharam medalhas de OURO em SAÚDE ...






                                                   (Profª  Suzana - Turma da Amizade - turno da tarde)


            Será que a Bruxa vai parar de aprontar?  Fique atento que te contaremos depois...




Nenhum comentário:

Postar um comentário